A MAGIA DE COMBINAR ESTAMPAS

Compor um look com estampas variadas pode causar o receio de ficar parecendo o Agostinho Carrara. Calma, tudo tem um jeitinho certo! Claro que é sempre importante levar em conta o bom senso e se você se sente bem com essa proposta. Combinar estampas deve ser uma atitude adotada por estilo e não pelo fato de estar ou não na moda. Sentir-se bem e linda é sempre o mais importante.

Para ajudar na hora de inovar e te dar mais segurança nas suas próximas combinações, reunimos algumas dicas que vão fazer você ver com outros olhos as peças de seu guarda-roupa. Primeiramente, com uma janela de tempo significativa em sua agenda, vá para frente do espelho e leve contigo todas as suas peças estampadas, experimente-as para ver se você ainda as usa ou vai usar, caso contrário doe-as, se não, podemos começar a mágica.

Sim sim salabim…  aí vão as regras básicas que você precisa conhecer se estiver se iniciando na arte das combinações de múltiplas estampas. Essas mesmas regras valem para decoração de ambientes; então, esse é o tipo de aprendizado que vale por 2.

1) Estampa grande e estampa pequena. As combinações de estampas de mesmo tamanho podem pesar no seu visual. A combinação das pequerruchas estampas e as grandes ajudam na fluidez do look e evitam que uma peça brigue com a outra na hora de ver quem chama mais a atenção.


Blusa com estampa pequena e calça com estampa grande – Show!

Outra dica valiosa é que estampas grandes chamam mais a atenção, desta forma priorize os locais para os quais você quer chamar a atenção, em detrimento dos que você quer esconder. Se você tem um quadril muito largo, talvez deva optar pelas estampas mais chamativas na parte superior…e vice-versa.

2) Escolha um item que ajude a quebrar a diferença de padronagem. Isto pode resolver aquele look que não fica legal somente com a combinação de estampas. Escolha uma peça com cor que combine com ambas as estampas que você deseja usar e intercale em sua combinação. Cintos, faixas, até mesmo blazers fechados ajudam muito nessa hora, pois dão leveza à uma mudança abrupta de estampas.


Apesar de ambos os itens terem cores similares o que já possibilitaria a combinação, a modelo na foto optou por tornar a diferenciação de estampas gradual utilizando o cinto preto.

3) Escolha itens com cores que se assemelham. É aconselhável, na hora de combinar estampas, que você opte por duas peças que tenham ao menos uma cor em comum ou semelhante, isso ajuda na fluidez dos tecidos que passam a ser complementares ao invés de concorrentes.


A combinação de peças com os mesmos tons deu certo!

4) 60-30-10: decore essa sequência pois ela vai te ajudar muito. A regra do 60-30-10 é válida para quem quer misturar 3 estampas diferentes. As estampas maiores devem levar 60% do visual, a média fica com 30 % e a menor com os 10% restantes.

No caso da modelo na foto a combinação seguiu a mesma temática, mas com uma orientação para a regra do 60-30-10.

5) A mesma temática pode ser usada em estampas reunidas, mesmo que sejam de cores diferentes. A combinação de poá em cima e em baixo é válida mesmo que as bolinhas sejam de cores diferentes. O mesmo vale para oncinha com oncinha, xadrez com xadrez, barroco com barroco e muitas outras peças com o mesmo tema: listras com listras, assim como floral com floral. Atreva-se.


A combinação com a mesma temática ficou linda.


A combinação de poá com poá, mesmo que fossem de tamanhos diferentes, ficou ótima

6) Os acessórios facilitam e muito a vida das iniciantes. Eles podem ser uma boa maneira de começar sem ousar muito. Comece combinando uma peça de roupa estampada com um acessório também estampado como por exemplo bolsas e sapatos. Esse pode ser o primeiro passo na hora de quebrar o gelo com as combinações de estampas.


Os sapatos podem ajudar você a começar a combinar estampas.

Algumas sugestões para você começar a experimentar as combinações usando os acessórios.


Comece a combinar usando os acessórios.

7) O básico P&B sempre dá certo. Aposte na mistura de estampas pretas e brancas.


Impossível errar quando combinamos o preto e o branco.

Abracadabra … para quem está aperfeiçoando seus conhecimentos no mágico mundo da variedade de estampas.

1) As listras são peças tão fáceis de combinar que, para você que já está cansada das combinações básicas, devem ser consideradas  peças neutras. Quando você não estiver encontrando alguma peça estampada que combine com a que deseja usar, escolha umas das cores encontradas na roupa e compre uma versão listrada com essa cor. Fechou o look, tenho certeza que vai ficar show!!


Listras vão com tudo!

2) Como dissemos anteriormente, as listras vão com tudo e pode ser considerada ítem neutro, mas existe outras combinação inusitadas que vão muito bem entre si. Poá, xadrez e listras fazem boas combinações entre si. Atenção somente aos tamanhos das estampas, estampas grandes com estampas pequenas.


Ouse na combinação de floral com xadrex, listras com floral, animal print com xadrez….

Espero que tenham gostado. A Dica de hoje é: Atreva-se.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *